segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Redes de proteção para Quadras Esportivas

Uma quadra poliesportiva precisa de uma série de componentes para que as práticas esportivas possam ser feitas sem problemas. Traves, telas de proteção, redes, postes, sistema de iluminação são algumas do que é preciso se preocupar na hora de construir uma quadra esportiva. Se preferir use as medidas oficiais do esporte que será praticado na quadra e assim escolha também o melhor equipamento que será usado na prática esportiva.
Depois de já ter determinado a área para a construção da quadra, o passo seguinte é fazer as demarcações e pinturas necessárias para praticar um esporte. Seja em escola, clube, centro de treinamento, ginásio ou prédio, será necessário estabelecer quais serão os esportes praticados, mas é possível praticar desde o futsal, handebol, até mesmo vôlei e basquete em uma mesma quadra, basta fazer as marcações no chão, fazer os buracos em que serão alojadas as traves e postes, que podem ser remanejados dependendo do esporte. Também é necessário colocar as telas de proteção, que evitará que a bola irá para longe.
Redes de proteção para quadras

Telas de proteção

As redes de proteção, ou telas são muito importantes para uma quadra esportiva. Ela garante que a bola não vá para longe, não perdendo tempo e também diminuindo os incômodos, como quebrar algum objeto, acertar uma pessoa que esteja passando. As telas são feitas em polietileno de alta densidade, mesmo material usado em cordas de para – quedas e outros. Cada amarração formam pequenos losangos ou quadrados de 5 a 8  cm de distância, ideais para não deixar a bola ir para longe. Na hora de escolher uma empresa para a instalação verifique se ela possui aditivos que prolongam a sua vida útil e se as cordas possuem ISSO 9002.

Redes

As redes também feitas de polietileno são importantes para compor as traves e as redes para esportes como vôlei e tênis. Elas se diferem de acordo com a utilização e precisam ter uma distância menor entre as amarras, principalmente para as quadras de tênis, para que a bola não passe por entre os buracos, podendo causar divergências na partida. As redes de tênis por exemplo, são retangulares, com a dimensão de 18 x 9 metros.

Traves

Necessárias para esportes como futsal e handebol, as traves são feitas geralmente de ferro e podem ser adquiridas em lojas especializadas em material esportivo. As medidas variam entre: 24 a 36m de comprimento e de 14 a 20m de largura. as traves podem ser usadas tanto para futsal e handebol e precisam ter redes de proteção para segurar a bola e garantir que foi gol. Já que a bola fica no fundo das redes.

Postes


Os postes são necessários para fixar as redes de vôlei e tênis e podem ter o mesmo diâmetro, contudo são recomendados postes diferentes para cada uma das modalidades. Os postes indicados para o vôlei devem ter um tamanho superior a 2 metros e meio, já que a modalidade exige uma altura da rede de 2,43m do chão, para os homens, e a 2,24 para as mulheres, nas medidas oficiais, entretanto é possível diminuir essa altura de acordo com quem está praticando o esporte.

Um comentário: